Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Caso de saúde pública


Saúde

Bahia corre risco de epidemia de dengue
A Secretaria da Saúde da Bahia está em alerta para o risco de epidemia de dengue no Estado. A preocupação acontece após a confirmação dos primeiros casos da doença tipo 4. “Mesmo com a redução de 17% do número de casos em 2011 (foram registrados 9.584 ocorrências da doença este ano na Bahia), o alerta é fundamental porque o tipo 4 da dengue pode se transformar em uma epidemia”, disse o chefe de gabinete da Secretaria da Saúde da Bahia, Washington Couto.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Alcina Andrade, os casos confirmados de dengue do tipo 4 apresentaram a forma amena da doença, porém, isso não impede a possibilidade de epidemia. “Até agora, nos casos isolados na Venezuela e nos outros estados brasileiros, percebeu-se que essa forma da doença é menos agressiva. Mas isso não quer dizer que não possa ter epidemia, porque todos estão vulneráveis a ter esse sorotipo. Se alguém que já teve os tipos 1, 2 e 3 de dengue contrair novamente a doença, aumenta a chance de ter a forma grave. Por isso, é preciso ficar atento para não haver óbito, o que também não significa que os que foram contaminados irão morrer”, relatou Alcina.
Em relação às medidas preventivas, o secretário municipal de Saúde, Gilberto José, informou que 80% das residências de Salvador já foram visitadas pelos agentes de vigilância epidemiológica. “Em abril, vai ser realizado um grande mutirão de combate à dengue para tentar amenizar a situação na capital", contou.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os bairros que registraram o maior índice da doença em Salvador foram: Liberdade, Cabula e Subúrbio. Até a 10ª semana epidemiológica de 2011 foram computadas 535 suspeitas de dengue com 85 casos confirmados, sendo um deles de dengue hemorrágica, quatro com complicações e nenhum óbito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário